3º campanha escavções aldeia de Pegarinhos (Alijó)

15/6/14

3º campanha escavções do Projeto de investigação sobre Ocupação Humana em torno da aldeia de Pegarinhos (Alijó)

4-29 de agosto de 2014



Os povoados fortificados de altitude, tradicionalmente apelidados de castros, constituíram o modelo predominante do mundo Proto-histórico do Nordeste da Península Ibérica. No território português, a “Cultura Castreja” encontra-se limitada ao Norte do país e à zona mais setentrional da Beira Interior. As suas estruturas defensivas, normalmente constituídas por muralhas e fossos, e as construções habitacionais de formato circular são, definitivamente, dois dos aspetos mais expressivos deste tipo de sítio. A maior parte deste tipo de estruturas insere-se em zonas com solos predominantemente graníticos conferindo, à arquitetura castreja, uma das mais antigas expressões da utilização deste tipo de pedra na construção da paisagem.
Iniciando-se em 2012, serão realizadas campanhas de escavação até pelo menos 2014, durante o verão. Paralelamente, serão realizadas ações de divulgação sobre o sítio, os trabalhos a decorrer e o projeto, tanto no concelho de Alijó como no exterior.
A primeira campanha de escavação arqueológica inicidirá sobre o Castro de Vale de Mir (Vale de Mir, Pegarinhos, Alijó) a partir de Agosto de 2012. Este povoado fortificado é conhecido da historiografia tradicional pelo menos desde o século XIX, quando H. Botelho visitou este sítio, recolhendo diversos materiais arqueológicos. Após este breve estudo, este castro é referido várias vezes na investigação científica nacional. Infelizmente, são raros os novos dados que surgem destes estudos, muitas vezes de carácter regional e onde, na esmagaria maioria das vezes, é apenas referido o nome do sítio e a sua provável ocupação na proto-história e em momentos anteriores.
O presente projeto, intitulado Projecto de Investigação sobre a Ocupação Humana na aldeia de Pegarinhos (PIOHP) pretende desenvolver uma série de estudos sobre este castro e outros sítios arqueológicos relevantes em torno da aldeia de Pegarinhos.O objetivo principal destes estudos seja o contributo que poderão dar à investigação científica sobre a ocupação humana em Trás-os-Montes e no Alto Douro antes, durante e depois da romanização. Todavia, pretendemos também desenvolver uma componente pouco explorada da investigação arqueológica em Portugal: a da divulgação patrimonial, tanto para os habitantes da região como para os seus visitantes.
O PIOHP terá o apoio de uma série de instituições: a Câmara Municipal de Alijó, a Junta de Freguesia de Pegarinhos, a ACDR de Freixo de Numão, o Regimento de Infantaria 13 de Vila Real, o Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (FLUP/FCT) e a Porto Gran Cruz.

www.repswatch.org

Comenta la noticia desde Facebook

Comentarios

No hay comentarios.

Para escribir un comentario es necesario entrar (si ya es usuario registrado) o registrarse